Secretário Clair Kuhn enaltece qualidade da carne ovina gaúcha na abertura da Feovelha
- Clair Kuhn

- 31 de jan.
- 2 min de leitura

O Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, representou o Governador Eduardo Leite na abertura oficial da 41ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), realizada nesta sexta-feira (31 de janeiro) em Pinheiro Machado, na região Sul do Estado.
“A qualidade da carne que é produzida no Rio Grande do Sul não perde para nenhum Estado brasileiro. Temos a melhor genética, um produtor comprometido, e isso pode ser visto nos mais variados julgamentos das raças de ovinos”, salientou o Secretário da Agricultura.
Kuhn destacou ainda que em novembro do ano passado, o governo assinou a liberação de R$ 4,9 milhões oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos) para viabilizar ações de fomento e fortalecimento da ovinocultura gaúcha, desde a produção até a comercialização. O responsável pela gestão e execução do plano de trabalho é a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), pelo período de três anos.
O presidente da Arco, Edemundo Gressler, destacou o trabalho da comunidade de Pinheiro Machado e das entidades na realização de uma das maiores feiras de ovinocultura do país. “Aqui nessa terra está sendo mostrado o investimento genérico e a pujança da ovinocultura gaúcha. E tenho certeza que a ovinocultura é sim um segmento importante para o agro brasileiro”, destacou ao agradecer a agilidade da Secretaria da Agricultura para a assinatura e liberação de recursos do Fundovinos.
O presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulinho Alves, responsável pela organização da feira, ressaltou que a feira já é um sucesso, com a comercialização de mais de 1,2 mil ovinos e renda de mais de R$ 500 mil.
Dados da Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2024 destacam que são 3,16 milhões de ovinos declarados no Rio Grande do Sul, dos quais cerca de 253 mil foram destinados para o abate. Já a produção de lã é de aproximadamente 8,47 milhões de kg.




Comentários