top of page

Secretário Clair Kuhn celebra Abertura da Colheita do Arroz em Capão do Leão

ree

O Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, participou da 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, realizada nesta quinta-feira (20 de fevereiro de 2025) em Capão do Leão, na Zona Sul do Estado. O evento, que contou com a presença do governador em exercício, Gabriel Souza, autoridades, produtores e entidades do setor, celebrou o otimismo entre os produtores orizícolas, com um crescimento da área plantada de 7,8% em relação ao ano passado


O Secretário Clair Kuhn ressaltou a relevância do setor arrozeiro para a economia gaúcha, destacando que a cadeia produtiva engloba cerca de 18 mil produtores, em 180 municípios, além de 200 indústrias beneficiadoras, gerando aproximadamente 30 mil empregos diretos e 200 mil empregos indiretos.


Dados divulgados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apontam que o Rio Grande do Sul plantou 970.194 mil hectares de arroz nesta safra. O Estado é responsável hoje por cerca de 70% da produção nacional, sendo o arroz o segundo produto de maior importância na agricultura gaúcha, ficando atrás somente da soja.


O governador em exercício, Gabriel Souza, enfatizou a importância da cultura do arroz para a economia do estado e destacou os investimentos em ações que beneficiam o agronegócio, como mais de R$ 1 bilhão em investimentos em rodovias, além de garantir a valorização dos profissionais do Irga, que são essenciais para o fortalecimento da pesquisa e do apoio ao produtor rural.


O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, reconheceu o avanço que houve pelo acordo feito pelo governo estadual, Ministério Público, com as entidades Farsul, Fetag, e Federarroz sobre o Bioma Pampa.


Foto: Rodrigo Ziebel - Gabinete do Vice-Governador

Texto: Baseado em informações da SEAPI


 
 
 

Comentários


whatsapp.png
bottom of page