Programa de irrigação do Estado é tema de encontro na Fenasoja
- Clair Kuhn

- 3 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

O Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, participou nesta terça-feira, dia 03 de dezembro, da nona edição do Seminário de Irrigação, realizado durante a programação da Fenasoja, em Santa Rosa. O evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, teve como objetivo apresentar o Programa de Irrigação do Estado e as mudanças na legislação ambiental para facilitar as instalações.
O Programa de Irrigação do Estado, lançado em março deste ano pelo governador Eduardo Leite, prevê o pagamento de 20% do valor do projeto de irrigação, até o teto de R$ 100 mil a cada produtor rural. O objetivo é aumentar a área irrigada do Rio Grande do Sul em 100 mil hectares até 2027.
“A irrigação é o seguro mais garantido de um produtor. O governador Eduardo Leite já anunciou R$ 213 milhões para investimentos em irrigação nos próximos anos. Isso mostra que o Estado está avançando para conseguirmos cada vez mais projetos para aumentar a rentabilidade dos nossos produtores”, ressaltou o Secretário da Agricultura, Clair Kuhn.

A secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, destacou que o Rio Grande do Sul está investindo de maneira estratégica e inovadora para enfrentar os desafios da seca e das estiagens.
O diretor técnico da Emater, Claudinei Baldissera, afirmou que o programa, que integra as ações do Supera Estiagem do governo do Estado, é muito importante para o estado do Rio Grande do Sul, principalmente para a região de Santa Rosa.
O seminário contou ainda com a apresentação das legislações ambientais, com as alterações realizadas na Resolução Consema nº 512/2024, que foi feita pelo secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, e pelo diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Gabriel Ritter. O prognóstico climático também foi tema da palestra do meteorologista da Seapi e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), Flavio Varone.




Comentários