top of page

Em Ibirubá, deputado Clair se reúne com presidente de cooperativa de transportadores

Texto: Melissa Bulegon - MTE 11.607 | Foto: Divulgação


ree

Como presidente da Frente Parlamentar para a Retomada da Economia no RS, o deputado Clair Kuhn (27) visitou, nesta sexta-feira (27), o presidente da Cooperativa de Transportes Rodoviários Autônomos (CooperCargas), Leandro Hoppe, em Ibirubá. Em pauta, demandas da categoria, que desempenha papel fundamental no desenvolvimento econômico do País.


Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil possuía, em 2019, uma frota de 1.941.350 caminhões. Mais de 65% das cargas do país são transportadas por caminhões.

“Colocamos o nosso gabinete parlamentar à disposição dos profissionais que tanto contribuem para que a economia de nosso Estado se mantenha aquecida. Mesmo antes de assumirmos a vaga no Parlamento gaúcho, já atuávamos em prol da categoria e seguiremos empenhados em auxiliar nas demandas do setor e, especialmente, da Coopercargas”, destacou o deputado Clair.

Quando atuou no Ministério da Cidadania, em Brasília, o parlamentar ajudou a intermediar o início das negociações para que a Coopercargas pudesse fazer parte do programa Roda Bem Caminhoneiro. Lançada em 2019, a iniciativa do governo federal busca incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos e melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria.


O valor total investido em cada cooperativa é de R$ 180 mil. O programa oferece assessoria técnica, software de gestão, site, aplicativo e disponibiliza um kit por instituição, formado por contêineres-escritório - equipados com notebook, smartphone e climatizador -, além de reservatório de óleo diesel com bomba e a primeira tancagem de 15 mil litros de diesel para alavancar o capital de giro da entidade.

Por meio da cooperativa, o caminhoneiro consegue abastecer o caminhão com óleo diesel e adquirir produtos, como pneu, lubrificante e peças, com preços mais baixos. O programa oferece ainda consultoria em planos de negócio e cursos de qualificação, com temas como gestão de cooperativas, direção defensiva e prevenção ao uso de drogas.


“A Coopercargas está só aguardando a instalação do contêiner-escritório e do tanque para iniciar os trabalhos por meio do programa, mas está tudo aprovado. Fico feliz por ter contribuído com o projeto que estará finalizado até o mês de setembro e que certamente trará muitos benefícios para os transportadores cooperativados”, completou Clair Kuhn.

 
 
 

Comentários


whatsapp.png
bottom of page