Deputado Clair acompanha secretária de Educação em visita à escola Margarida Pardelhas
- Clair Kuhn

- 29 de mar. de 2022
- 3 min de leitura

Responsável pela solicitação das visitas técnicas, o deputado Clair Kuhn (MDB) acompanhou a comitiva liderada pela secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, nas agendas em Cruz Alta na sexta-feira (25). Em pauta, a retomada das obras na Escola Escola Estadual de Ensino Básico Margarida Pardelhas.
A programação começou com visita ao prédio em construção, que está com as obras, iniciadas ainda em 2018, paralisadas há mais de dois anos. Em seguida, a comitiva se dirigiu ao prédio locado em que a Margarida Parelhas está instalada provisoriamente. A instituição de ensino conta com 859 alunos.
“Não quero fazer promessas que depois eu não vá cumprir, mas é inaceitável a escola funcionar em um prédio com goteiras quando há a possibilidade de um espaço maravilhoso. Saio daqui com a determinação de acelerar o processo de elaboração do projeto, adequar os preços, porque o orçamento 2018 não vale mais. O que posso prometer é essa movimentação e pedir o apoio da Assembleia Legislativa”, garantiu a secretaria Raquel.
Prontamente, o deputado Clair informou que, por meio da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, da qual é vice-presidente, atuará para agilizar o trâmite do processo nas demais secretarias envolvidas.
“Foi uma grande agenda, onde a secretária prontamente atendeu nosso pedido para conferir pessoalmente as obras da escola e as atuais instalações do educandário, em um prédio locado em situação precária. Na presença da direção da escola, professores, lideranças e imprensa, Raquel Teixeira demonstrou compreensão diante das dificuldades da comunidade escolar e explicou o que está sendo feito para retomar a construção da Margarida Pardelhas”, destacou o deputado Clair Kuhn.
A diretora do colégio, Viviane dos Reis Knachaka, também aprovou as visitas técnicas. “A fato da nossa secretária ter colocado o pé na nossa escola, de ter entendido o que realmente passamos no dia a dia, nos fortalece e aumenta a nossa expectativa sobre este compromisso dela assumido conosco, que é trabalhar para a retomada das obras. Nós nunca tivemos a presença de um secretário na nossa instituição de ensino e estamos felizes de ter a nossa solicitação devidamente encaminhada”, afirmou.
Demandas de Ibirubá e Quinze de Novembro
A pedido do deputado Clair Kuhn, a secretária Raquel Teixeira também recebeu a direção das escolas estaduais Edmundo Roewer (Ibirubá) e Menino Deus (Quinze de Novembro). A reunião ocorreu na 9ª Coordenadoria Regional de Educação.
A Escola Edmundo Roewer solicitou a autorização para dar início ao Curso Técnico em Enfermagem. A secretária explicou que a principal demanda na região apontada em pesquisa é por Gestão Hospitalar. Ela então orientou a direção quanto aos procedimentos necessários para a implantação do curso.
Já a Escola Menino Deus requereu recursos para o fechamento da quadra esportiva. Ficou definido que o projeto técnico será encaminhado pela prefeitura à Seduc para dar sequência à tramitação.
O roteiro incluiu uma visita ainda à Escola Gabriel Miranda, uma das 56 contempladas para implementação das Escolas Padrão do Programa Avançar na Educação, para encaminhar as intervenções necessárias.
Acompanharam ainda a programação a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco; o presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, Gustavo Jung Bilibio; a coordenadora da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, Mariodete Boeno Pinto; a secretária de Educação do município de Quinze de Novembro, Michele Prante Peukert; a presidente da Câmara de Vereadores de Quinze de Novembro, Marla Ivana Klein Rauch; o vereador de Quinze de Novembro, Fabiano Ruppenthal; Ibirubá; o diretor da Escola Menino Deus, Loreno Maldaner; a diretora da Escola Edmundo Roewer, Betânia Koch; a vice-diretora Cláudia Klein Hoelscher; além dos coordenadores Pedro Salles, Maristela Santos e Kerlly Cristina Barden Muller; e a professora Nilva Lopes Maldaner.
Texto: Melissa Bulegon - MTE 11.607 | Foto: Marcela Scheffler




Comentários