top of page

Comitiva da Secretaria da Agricultura realiza visita técnica a Brumadinho para conhecer ações de recuperação ambiental

ree

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, liderou uma importante missão técnica a Brumadinho, Minas Gerais, com o objetivo de conhecer e avaliar as ações de recuperação ambiental implementadas após o desastre de 2019. A visita, realizada de 10 a 13 de setembro, teve o objetivo de identificar práticas inovadoras que possam ser aplicadas na recuperação ambiental e agropecuária do Rio Grande do Sul.


ree

Acompanhado por uma equipe multidisciplinar da Seapi e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o secretário Kuhn conheceu de perto técnicas avançadas de recuperação ambiental, incluindo o plantio de mudas com resgate de DNA, indução de florescimento precoce e conservação genética de espécies nativas.


"Nosso intuito aqui é conhecer e buscar soluções e novidades que possam nos auxiliar com novas ações para acelerar a recuperação ambiental e da agropecuária do Rio Grande do Sul. Precisamos verificar o que está dando certo em outros lugares como alternativa para implantação no Estado e busca de novas parcerias", destacou o secretário Kuhn durante a visita.


A comitiva gaúcha foi recebida pela Diretoria de Reparação da Vale S.A. e realizou visitas técnicas às instalações da empresa, onde puderam observar:


  1. O manejo de rejeitos e a recuperação ambiental em andamento;

  2. O projeto em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para o resgate de DNA e florescimento precoce;

  3. A estação de tratamento de água para recuperação ambiental do ribeirão Ferro-Carvão e rio Paraopeba;

  4. Projetos sociais, de infraestrutura e de segurança em desenvolvimento.


A comitiva teve a oportunidade de participar ativamente do processo de recuperação, plantando mudas de árvores como parte do projeto de restauração ambiental.


Jackson Brilhante, pesquisador e coordenador do Plano ABC+RS, que integrou a comitiva, ressaltou a


ree

importância da visita para o Rio Grande do Sul: "O que conhecemos aqui em Minas Gerais é uma tecnologia inovadora, que além de acelerar o processo de recuperação ambiental também é uma estratégia muito importante dentro de um programa de melhoramento de espécies florestais nativas visando a formação de áreas de produção de sementes de alta qualidade genética".


A visita técnica a Brumadinho demonstra o compromisso da Seapi em buscar soluções inovadoras e eficazes para os desafios ambientais e agrícolas do Rio Grande do Sul. As lições aprendidas e as tecnologias observadas durante esta missão têm o potencial de impactar positivamente as estratégias de recuperação ambiental e desenvolvimento sustentável do estado.

 
 
 

Comentários


whatsapp.png
bottom of page