Clair Kuhn comemora assinatura de convênio para casa de acolhimento em Ibirubá
top of page

Clair Kuhn comemora assinatura de convênio para casa de acolhimento em Ibirubá

Atualizado: 12 de dez. de 2023

Um importante projeto para a Ibirubá e região está próximo de se tornar realidade. Na noite de 08 de dezembro, durante a abertura oficial da 1ª Feira da Pitanga e 14ª Expoibi, foi assinado o convênio para construção de uma casa de acolhimento regional para crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar por medidas protetivas judiciais. O ato teve a presença do secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Beto Fantinel e lideranças regionais.


O suplente de deputado estadual Clair Kuhn participou da assinatura do convênio e celebrou a importante conquista para Ibirubá e região, agradecendo aos envolvidos no projeto. “Em 2021 enquanto deputado estadual, recebi a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Ibirubá, Fabiana Ritter Grave, acompanhada da então presidente do Conselho Municipal de Ibirubá e atual vice-presidente do MDB municipal Marisa Dickel de Oliveira, relatando a necessidade da casa de acolhimento. No ano seguinte, o projeto foi inscrito como pauta como demanda regional para a Consulta Popular em 2022. É preciso destacar o trabalho do presidente do Corede Alto Jacuí, Roberto Visoto, e também da presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS) da Amaja, Julia Costa, pela inscrição do projeto que, pela votação recebida, se tornou um dos contemplados para execução. Importante ainda reconhecer o empenho da Administração de Ibirubá através do prefeito Abel Grave, que aplicará a contrapartida financeira necessária para a obra”, salientou Clair. Em abril deste ano, acompanhado de uma comitiva de vereadores e lideranças do MDB de Ibirubá, Clair Kuhn esteve reunido com o secretário de Assistência Social do Estado, Beto Fantinel. Na ocasião, o secretário adiantou que o convênio seria autorizado após a conclusão dos trâmites administrativos, processo que foi concluído no final de novembro.


O projeto


A Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, afastadas do convívio familiar por medidas protetivas judiciais, receberá um investimento de R$ 1,035 milhão por parte do Governo do Estado, somado à contrapartida municipal de R$ 182 mil. Inicialmente serão oferecidas até 20 vagas.


O secretário Beto Fantinel destacou a importância da participação das comunidades nas propostas e votações da Consulta Popular. “Este convênio está assinado porque o projeto foi decisão da comunidade dessa região. A consulta popular é a forma da sociedade participar da transformação dos municípios e do desenvolvimento do Estado”, afirmou.


A expectativa é de que os recursos sejam liberados ainda em 2023 para início dos demais trâmites necessários para contratação e execução da obra.


Texto: Marcela P. S. Kuhn (com informações da SEDES)

Fotos: Fredy Vieira / Assessoria SEDES

80 visualizações0 comentário
bottom of page