Clair Kuhn celebra convênio para construção de casa de acolhimento regional para menores em Ibirubá
top of page

Clair Kuhn celebra convênio para construção de casa de acolhimento regional para menores em Ibirubá

Ibirubá terá uma casa de acolhimento regional para crianças e adolescentes. Com um investimento de R$ 1 milhão do governo estadual e mais R$ 180 mil de contrapartida do município, o espaço servirá de abrigo para crianças de 0 a 18 anos que tenham sido afastadas do convívio familiar devido a medidas protetivas judiciais. O anúncio foi confirmado pelo suplente de deputado estadual Clair Kuhn, que acompanhou o projeto desde as tratativas iniciais até a publicação da autorização do convênio, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dia 27 de novembro.


A vinda do secretário estadual de Assistência Social Beto Fantinel, organizada por Clair Kuhn para sexta-feira (08/12) durante a abertura oficial da 1ª Feira da Pitanga e 14ª Expoibi, deverá formalizar a assinatura do convênio para liberação dos recursos, concretizando um trabalho iniciado há mais de dois anos.


Histórico do Projeto



Conforme relata Clair, em junho de 2021 a secretária do Trabalho, Assistência Social e Habitação e primeira-dama de Ibirubá Fabiana Ritter Grave, acompanhada da então presidente do Conselho Municipal da Assistência Social e atual vice-presidente do MDB municipal Marisa Dickel de Oliveira estiveram em seu gabinete de deputado junto à Assembleia e foram assessoradas pelo parlamentar em reunião na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Assistência Social do estado, onde foi tratado do projeto da criação do Centro de Acolhimento para crianças e adolescentes. No ano seguinte, o projeto foi incluído dentre as demandas regionais para a Consulta Popular 2022 no Corede Alto Jacuí, tendo sido votado como projeto prioritário da região.


Em abril deste ano, Clair Kuhn, acompanhado de uma comitiva de vereadores e lideranças do MDB de Ibirubá, esteve reunido com o secretário de Assistência Social do Estado, Beto Fantinel. Na ocasião, o secretário adiantou que o convênio seria autorizado após a conclusão dos trâmites administrativos, processo que foi concluído no final de novembro.


Essa é uma conquista de toda a região. A casa de acolhimento será um local seguro, onde os jovens em situação de vulnerabilidade poderão receber os cuidados necessários. É preciso reconhecer o empenho da Administração de Ibirubá através do prefeito Abel Grave, que mobilizou esforços para a organização do projeto e que também aplicará a contrapartida financeira necessária para a obra. O envolvimento dos demais municípios do Corede Alto Jacuí, na coordenação do presidente Roberto Visoto que também preside o Fórum Estadual dos Coredes, foi fundamental para hoje vermos este projeto começando a sair do papel. Como cidadão ibirubense, fico especialmente feliz em ter contribuído para este investimento”, afirmou Clair Kuhn.


Corede Alto Jacuí


O Corede (Conselho Regional de Desenvolvimento) do Alto Jacuí é composto por 14 municípios: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tapera. Todos serão beneficiados com a instalação da casa de acolhimento.

204 visualizações0 comentário
bottom of page