Apoio e desburocratização para a irrigação no RS são destaque em Fórum da Famurs na Expodireto
- Clair Kuhn

- 13 de mar.
- 2 min de leitura

O Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, participou do 4º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro, promovido pela Famurs na Expodireto Cotrijal, dia 12 de março, onde destacou os esforços do governo Eduardo Leite para desburocratizar os processos e levar recursos aos municípios, visando impulsionar a irrigação no Rio Grande do Sul.
O evento, que reuniu mais de cem pessoas, entre prefeitos, secretários e servidores municipais, teve como tema central “o aumento da produtividade é o caminho – irrigação é a solução”. O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, ressaltou que o Rio Grande do Sul está atrasado em relação à irrigação, com apenas 4% de área de sequeiro irrigada, e defendeu a necessidade de avançar para 30%.
O Secretário Clair Kuhn enfatizou o compromisso do governo Eduardo Leite em desburocratizar os processos, a fim de que as ações cheguem mais rapidamente aos produtores e cidadãos. Ele lembrou que, no passado, os municípios solicitavam ao Estado o pagamento de suas dívidas, enquanto agora o governo está com as contas em dia e levando recursos de programas e convênios que auxiliam os municípios.
Kuhn também destacou o Programa de Incentivo à Irrigação do Estado, que oferece uma subvenção de 20% do valor do projeto, limitada a R$ 100 mil por beneficiário, diretamente ao produtor.
O Fórum também contou com a apresentação de boas práticas municipalistas em irrigação, com o case de Caxias do Sul, e um diagnóstico de perdas no agronegócio gaúcho, realizado pela Emater/RS.
Outro ponto discutido foram as propostas de legislação e ações necessárias para alavancar a irrigação no estado, com a apresentação do trabalho da Assembleia Legislativa do Estado, através do projeto “Cada Gota Conta”.
A participação do Secretário Clair Kuhn no 4º Fórum dos Gestores Municipais do Agro demonstra o compromisso do governo do estado em apoiar o desenvolvimento do setor agropecuário gaúcho, por meio de ações que visem a sustentabilidade, a inovação e o aumento da renda dos produtores rurais.




Comentários