top of page

Apicultores atingidos pelas enchentes recebem doação de Caixas de Abelha

ree

Na última quinta-feira, 14 de novembro de 2024, o Secretário Clair Kuhn esteve presente no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Apicultura (Ceapis), em Taquari, e no Escritório Regional da Emater em Lajeado, para realizar a entrega simbólica de 182 caixas de abelhas aos apicultores. Acompanhado pelo presidente da Fargs, David Emenegildo Vicenço, e técnicos da Emater/RS-Ascar, o Secretário pôde acompanhar de perto o impacto positivo da iniciativa.


"Não é só uma caixa que está chegando, é uma oportunidade," afirmou o Secretário Kuhn durante a entrega. "Este é um exemplo da mobilização conjunta para chegarmos aos produtores que mais precisam, com o envolvimento dos produtores do Paraná, da Fargs, da Secretaria da Agricultura, da Emater e dos municípios."


Logística e Distribuição da Doação


A Secretaria da Agricultura disponibilizou caminhões e coordenou a logística de transporte das caixas de abelha do Paraná para o Rio Grande do Sul. A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Fargs, está auxiliando na identificação dos produtores a serem beneficiados e na distribuição das caixas.


Nesta primeira fase, 69 apicultores de nove municípios receberão as caixas. Adicionalmente, esforços estão sendo feitos para viabilizar a doação de outras 300 caixas, que estão sendo preparadas no Paraná, ampliando o alcance desta importante ação.


O Secretário Kuhn destacou o impacto da doação na vida dos apicultores, como o caso de Renato Etgeton, de Lajeado, que perdeu a maior parte de suas colmeias na enchente.


Visita ao Centro de Pesquisa em Apicultura

ree

Ainda em Taquari, o Secretário Kuhn visitou o Centro de Pesquisa em Apicultura, onde a Seapi e a Fargs mantêm uma parceria para o uso compartilhado da área do Ceapis. A iniciativa visa o cultivo agrícola, a produção de abelhas e o desenvolvimento de pesquisas, impulsionando o crescimento socioeconômico do setor, com o apoio e incentivo do Secretário.


O Secretário Clair Kuhn reafirma o compromisso com o setor, buscando atrair investimentos e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável da atividade. A visão é que o estado possa abrigar o maior Centro de Pesquisa da América Latina, impulsionando o desenvolvimento do setor e garantindo um futuro mais próspero para os apicultores gaúchos.

 
 
 

Comentários


whatsapp.png
bottom of page