top of page

Aliança Láctea Sul Brasileira completa 10 anos

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, Clair Kuhn, participou ativamente da reunião comemorativa dos 10 anos da Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB), realizada na última segunda-feira (21/10). O evento, que ocorreu de forma híbrida na sede do Sistema Faesc/Senar em Florianópolis, discutiu os desafios do setor lácteo no cenário global, com ênfase na importância das exportações.

ree

Durante sua participação online, o secretário Kuhn enfatizou a necessidade crucial de qualificar os produtores de leite visando a abertura de novos mercados para exportação. "Precisamos cuidar da qualidade e da sanidade juntos, para termos a possibilidade de escala de produção de leite e assim abrirmos mercado para os nossos produtos", ressaltou Kuhn, destacando a estratégia da Seapi para fortalecer o setor lácteo gaúcho.


A reunião, que também marcou a entrada do Mato Grosso do Sul para o grupo, contou com a presença de representantes de alto nível, incluindo membros da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), secretários de Agricultura de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de lideranças do Codesul, dos Sindicatos das Indústrias de Laticínios e das Federações de Agricultura dos quatro estados.


O secretário Kuhn destacou a importância da colaboração interestadual para enfrentar os desafios do setor lácteo. "A entrada do Mato Grosso do Sul na Aliança Láctea Sul Brasileira fortalece nossa posição e amplia nossas possibilidades de ação conjunta para desenvolver o setor", comentou.


A participação do secretário Clair Kuhn neste evento reafirma o compromisso da Seapi com o desenvolvimento do setor lácteo no Rio Grande do Sul. Suas observações sobre a necessidade de qualificação dos produtores e a importância da sanidade e qualidade do produto estão alinhadas com as estratégias da secretaria para impulsionar a competitividade do leite gaúcho no mercado nacional e internacional.


A reunião da ALSB também abordou temas como a implantação de programas estaduais de incentivo à produção leiteira, como o Programa Leite Bom SC em Santa Catarina, e a necessidade de abrir novos mercados para exportação, considerando o volume de produção do setor.


O secretário Kuhn concluiu sua participação reiterando o compromisso da Seapi em trabalhar em estreita colaboração com os produtores, indústrias e demais estados para fortalecer a cadeia produtiva do leite e buscar soluções inovadoras para os desafios do setor.

 
 
 

Comentários


whatsapp.png
bottom of page