top of page

2º Encontro Abelheiro em Carazinho conta com a participação do secretário Clair Kuhn

ree

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, marcou presença na abertura oficial do 2º Encontro Abelheiro, realizado nesta sexta-feira (27/9) em Carazinho. O evento, que se estende até domingo (29/9), reúne mais de cem expositores no ginásio da Acapesu, oferecendo uma programação intensa e gratuita das 8h às 20h.


Durante seu pronunciamento, o secretário Kuhn destacou uma importante iniciativa da Seapi: o acordo de cooperação firmado com a Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs). Este acordo prevê o uso compartilhado de parte da área do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Apicultura (Ceapis), em Taquari, para o cultivo agrícola e a produção de abelhas, aliado ao desenvolvimento de pesquisas.


"Sabemos a importância que a abelha tem na produção dos grãos e comprovar isso cientificamente é ainda melhor. A parceria já construída com o setor visa o desenvolvimento socioeconômico, mas também a geração de conhecimento e promoção da melhoria dos padrões de produtividade, qualidade e competitividade dos produtos apícolas", afirmou Kuhn.


O secretário ressaltou o compromisso da Seapi em apoiar e fortalecer o setor apícola, reconhecendo seu papel fundamental na agricultura e na economia do estado. A participação de Kuhn no evento demonstra o engajamento da secretaria com os diversos setores do agronegócio gaúcho, buscando soluções inovadoras e parcerias estratégicas.


O Encontro Abelheiro conta com 70 expositores voltados à cadeia produtiva das abelhas no interior do ginásio, além de 30 agroindústrias locais e regionais no espaço externo, compondo a Colmeia das Agroindústrias. Esta iniciativa, organizada em conjunto pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e União Carazinhense de Apicultores (Ucapi), reflete o esforço conjunto das instituições em promover o setor.


Kuhn também elogiou a participação das agroindústrias familiares no evento, destacando sua importância na geração de renda e na promoção da sucessão familiar no campo. "Este evento não apenas promove o conhecimento e os negócios no setor apícola, mas também fortalece toda a cadeia da agricultura familiar, fundamental para a economia e o desenvolvimento social do nosso estado", complementou o secretário.


O 2º Encontro Abelheiro, que conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, representa uma oportunidade única para a troca de informações, realização de negócios e divulgação dos produtos apícolas.

 
 
 

Comentários


whatsapp.png
bottom of page